A INFLUÊNCIA DOS JUDEUS NA ORIGEM DOS BRASILEIROS
A história do povo hebreu contada na superprodução “Os Dez Mandamentos”, da Rede Record de Televisão, vem aguçando a curiosidade dos telespectadores.
Na expectativa dos últimos capítulos, as pessoas querem saber: “Afinal, o que aconteceu com o povo de Moisés depois da fuga do Egito?”.
Já se passaram mais de três mil anos e, apesar de muitos nem imaginarem, as raízes dessa geração também estão no Brasil.
Depois de décadas de pesquisas, estudiosos de várias partes do mundo garantem a influência dos hebreus nas origens do povo brasileiro. Oficialmente, existem 120 mil judeus no Brasil.
Porém, para os especialistas, ainda há milhões espalhados pelo País que desconhecem a própria descendência.
Assista abaixo à reportagem especial do Domingo Espetacular, da Rede Record:
Em uma ampla pesquisa publicada pela instituição Comunidade de Israel, Baruch Ben Avraham estudou os nomes de milhares de famílias brasileiras para comprovar que descendem de imigrantes de Portugal e Espanha, países que são formados em grande parte por judeus sefarditas (de Sefarad, como é chamada a Península Ibérica no hebraico medieval).
Avraham acredita que mais de 80 milhões de brasileiros (quase a metade da população nacional) descendem dos judeus. Cita, inclusive, uma divertida consideração de um antigo rabino: a de que é mais fácil contar quantos não descendem de judeus no Brasil e seus países vizinhos do que contar quem descende. Daria menos trabalho.
Comentários
Postar um comentário