INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A FÉ CRISTÃ


Ter um dispositivo capacitado a realizar nossas atividades cotidianas – desde as mais simples às mais complexas – era uma das promessas que a tecnologia do “futuro” nos proporcionava. 

Hoje, o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), não só torna esta ideia em realidade como possibilita que tal tecnologia se assemelhe cada dia mais à Humanidade. 

As IA’s estão em todas as partes, e sua rápida evolução tem levantado novas discussões sobre a ética e os limites que devem ser impostos à tecnologia. 

Isto porque, assim como a tecnologia tem sido utilizada pensando no bem-estar do ser humano, existem aqueles que a utilizam a fim de defender os seus próprios interesses, principalmente entre os extremistas. 

Entenda: 

Com as poderosas ferramentas e o alto nível de alcance das novas inteligências artificiais, alguns países já a utilizam para o monitoramento da população, ainda mais quando cristãos se encontram entre ela. 

Para o especialista em perseguição religiosa, David Curry, presidente e CEO da Global Christian Relief, organização dedicada aos cristãos perseguidos, regimes repressivos e terroristas podem sentir-se seduzidos a usar da ferramenta contra os cristãos que, no momento, são perseguidos por meio do monitoramento de atividades cristãs, censura de cultos e expressão da fé em público. 

Além da censura em plataformas digitais, a utilização de programas que facilitam a criação de deep fakes (vídeos falsos criados a partir da inteligência artificial) podem fundamentar informações falsas que favoreçam a perseguição religiosa. 

Por que isso acontece: 

Desde à época de Jesus, a perseguição contra aqueles que confessam o Seu Nome é uma realidade que cresce a cada dia. 

E, por isso, Ele advertia: “E odiados de todos sereis por causa do Meu Nome” (Mateus 10.22). 

Apesar de não ser muito divulgada, em algumas localidades, a perseguição contra os cristãos é colocada em prática de modo severo, por meio de prisões, violência e até punições brutais levando muitos a morrer pela sua fé. 

Já em outros locais, a perseguição religiosa acontece de modo sorrateiro, por meio de censura e notícias falsas que visam levar a grande maioria a alimentar o sentimento de ódio entre os seres humanos.

Comentários