A CULPA É SEMPRE DO DIABO?

Por que às vezes é difícil admitir os próprios erros? 

A palavra afirma que o diabo anda sempre ao derredor, ou seja, ele está sempre atento a uma brecha para que entre e se infiltre em nossa vida. Mas será que a culpa é sempre dele quando acontece algo de errado conosco? 

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo." 1 Pedro 5:8-9 

Andar ao derredor é como se ele voltasse no caminho que acabamos de percorrer, para ver se deixamos algo de errado e, assim, ressaltar esse feito. As avós é que dizem para voltarmos os passos, quando perdemos alguma coisa que estava na nossa mão, mas não lembramos onde colocamos. É assim que o diabo age, quando menos se espera, ele rouba algo sem que percebamos. 

É por isso que o texto bíblico diz para sermos sóbrios e vigilantes. Sóbrios não somente no sentido de não estarmos bêbados ou influenciados por algo ilícito, mas também equilibrados, sabendo o que, quando e como estamos realizando uma tarefa. Vigilante porque é preciso prestar atenção nos detalhes, estar atento por onde anda, com quem fala, como age. O diabo mora no detalhe. 

Ele está sempre por perto para aproveitar cada mínimo erro, cada palavra dita fora de um contexto, de atitude desvairada, enfim, ele só espera uma brecha, uma oportunidade para entrar, e entra sorrateiramente. 

O segredo é: não dar espaço pra ele agir. Como? Buscando a Deus diariamente, fazendo Sua Obra, dando testemunho de quem Ele é por meio da sua vida. 

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7 

Resistir ao diabo é estar atento, equilibrado, assim, quando vier a tentação, você estará forte para negá-la e não deixar o inimigo entrar em sua vida. Se resistir a ele, ele fugirá de você e não terá como tocá-lo. 

"O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença." Deuteronômio 28:7

Comentários