CONSAGRAÇÃO DOS PRIMOGÊNITOS
Disse
o SENHOR a Moisés:Consagra-me
todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel,
tanto de homens como de animais, é meu.
Com base nesta palavra o pastor Edenilson Lopes realizou na manhã deste domingo dia 04/03/12 a consagração dos dizimístas como primícias para Deus pois de acordo com a bíblia quando os primogênitos eram consagrados também se consagrariam todos os demais filhos que viriam depois.
O primogênito tinha direito à promessa. Era uma grande honra ser o primogênito, pois teria a herança do pai.Deus planejou que os filhos de Israel se multiplicassem a partir do primogênito de Abraão, Isaque e Jacó. Porém, de Isaque o primogênito não herdou a herança, pois desprezou sua primogenitura. Esaú profanou, desprezou aquilo que lhe era mais precioso (Hebreus 12:16).
Ele fora consagrado, mas não valorizou. Seu irmão mais novo, Jacó, foi o herdeiro da promessa. É plano de Deus que os primogênitos sejam santificados para que os demais filhos o sejam. Mas, se é profano, Deus usa o irmão mais novo para substituí-lo e propagar a herança às gerações futuras.
O privilégio de ser primícia, ser primogênito, é abrir caminho para os que vêm depois. Abrir a madre é ser o precursor de uma grande família.Ser o precursor de uma grande família espiritual é uma honra sem medida. Quando um primogênito não considera seu papel e não reconhece a honra que está sobre ele, traz maldição sobre si e sua descendência, assim como aconteceu com os primogênitos do Egito.
Existe um princípio em Romanos 11:16 – “Se as primícias da massa forem santas, igualmente o será a sua totalidade”. Tem um “se” antes de tudo. “Se... forem santas...”. Santo é separado, consagrado. Os primogênitos eram santos, consagrados ao Senhor, para que os demais também o fossem. Os primogênitos, ao valorizarem seu lugar e seu papel, se mantêm santos e isso é o que gera um clima de santidade em toda a massa, o Corpo de Cristo.
Se não forem santos, ou seja, se forem consagrados apenas nominalmente, ou se profanarem esta honra como o fez Esaú, então a Igreja não o será. Isso deve nos trazer muito temor. Este povo santo tem precursores, líderes, que vivem em santidade e são extremamente zelosos pela função que exercem.
Muitos são os que, além de não valorizarem a sua primogenitura, a profanam, rejeitam e desprezam. Isso desonra os pais e atrai fermento, maldição e escassez. Abel trouxe as primícias como oferta. Primícia é o primeiro, o melhor. Deus se agrada das primícias, pois é sinal de que não estamos apegados ao que possuímos. O primeiro é sempre o mais esperado, por isso Deus Se agradou da oferta de Abel. Caim não trouxe as primícias, mas uma oferta.
Ele foi rejeitado, pois seu coração não era reto, porquanto não valorizou aquele ato de ofertar trazendo o seu melhor, o primeiro. As primícias são santas, são o que há de melhor. Quando consagramos o nosso melhor, o que vem depois se torna santo e abençoado também.
Comentários
Postar um comentário