O ESPÍRITO SANTO E A FÉ SOBRENATURAL

Sabemos que o Espírito Santo é o outro Consolador. Deus-Pai foi o primeiro Consolador a Se manifestar ao ser humano; depois veio o Deus-Filho como segundo Consolador, e finalmente o Deus-Espírito Santo como terceiro Consolador, conforme a promessa do Senhor Jesus, quando disse:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14.16,17 

Mais adiante, nesse primeiro discurso de despedida, o Senhor Jesus, querendo passar mais informações a respeito do Seu substituto na direção dos Seus discípulos, disse: 

"Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14.25,26 

Após o término desse discurso de despedida, o Senhor levou os onze discípulos para outro lugar.

Ele continuou com o Seu segundo discurso de despedida, objetivando naturalmente o preparo deles para receberem outro Consolador.

É importante notar que o Senhor Jesus focaliza a vinda e o ministério do Espírito Santo somente no final do Seu ministério, provavelmente para evitar que Judas Iscariotes e outras pessoas despreparadas pudessem receber essas importantes informações.

Em seguida Ele entra em maiores detalhes sobre o Espírito Santo, dizendo:

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." João 15.26 

"Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 

Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." João 16.7-14 

A palavra consolador, "parakletos", na escritura original grega, tem em sua raiz os seguintes conceitos: aconselhar, exortar, consolar, fortalecer, interceder e estimular. 

(*) Trecho do livro Os Mistérios da Fé do bispo Edir Macedo.

Comentários