REALIZAÇÕES DO ESPÍTO SANTO

O Espírito Santo trabalha em conjunto com a pessoa para que haja um desenvolvimento espiritual.

E, quando existe uma entrega nossa 100% a Ele, então, o Espírito passa a ter objetivos para conosco.

Existem 4 ações do Espírito Santo que queremos explorar, e são essas mesmas ações que Deus visa realizar através do ESPÍRITO: 

4. Consolar 

Deus quer, através do Espírito, consolar-nos.

Confortar-nos, trazer-nos o alívio na hora certa e dar-nos o apoio necessário para ultrapassar aquele momento complicado, sem que neguemos a fé ou olhemos para trás.

Não podemos comparar o consolo do Espírito com o consolo de familiares ou amigos, porque estes, ainda que consolem, a dor continua, mas o consolo do Espírito tira toda a dor, toda a angústia, toda a tristeza que possa querer permanecer no coração da pessoa. 

“É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1.4) 

3. Fortalecer 

Deus quer, através do Espírito, fortalecer-nos.

O enfraquecimento vem do mal, mas o fortalecimento vem do Espírito, e Ele fortalece-nos para que venhamos vencer as tribulações, tentações, fantasias e sentimentos que nos queiram destruir.

E quem não passa por momentos difíceis?

Quem não passa por aflições nesta vida?

Mas são nestes momentos que o Espírito se mostra presente.

Ele fica ao nosso lado e nos dá força para vencer determinadas situações e os momentos difíceis que enfrentamos por causa da nossa fé em Cristo.

No tempo que estamos de passagem por este mundo, somente os fortes conseguem permanecer e prevalecer sobre tudo e todos. 

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8.26) 

2. Guiar 

Deus quer, através do Espírito, guiar-nos.

E guiar significa que Ele quer-nos acompanhar, dirigir, justamente para nos mostrar o caminho certo, pois Ele sabe que o antigo “guia”, o diabo, nos levou a caminhos errados, o que, por sua vez, quase culminou no nosso fim.

O Espírito Santo é o Guia, o Orientador nos momentos de atitudes e decisões.

O Espírito é o nosso conselheiro e também ensina-nos a viver neste mundo de uma forma que não venhamos a entristecer a Deus, por isso, para que a pessoa permaneça na Presença de Deus, ela deve ser guiada pelo Espírito.

Atenção, Deus almeja guiar, mas, não pode obrigar ninguém a ser guiado por Ele, já que a pessoa tem vontade própria e ela tem que dar permissão a Ele. 

“… quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16.13) 

1. Edificar 

Deus pretende, através do Espírito, edificar-nos. Edificar significa construir.

Com o nosso interior grandemente danificado pelos traumas, complexos, decepções, enganos e vários tipos de problemas, o Espírito devolve-nos o desejo de viver e lutar pela nossa vida.

Como consequência, passamos a ter objetivos e vontade de vencer. 

O maravilhoso é que o 1º passo do Espírito é reconstruir o nosso interior, que provocará, por sua vez, frutos no exterior.

Para ilustrar: somos donos de um grande terreno, que simboliza a nossa vida.

Cristo é o construtor, o dono do terreno (nós), por isso, temos que autorizar que o construtor faça esta grande obra de edificação.

É exatamente assim que deve ser feito, temos que autorizar o Espírito Santo para que Ele faça esse trabalho. 

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” (Colossenses 2.6) 


Comentários