SE INSPIRANDO NOS HERÓIS DA FÉ

Como a fé dos heróis da bíblia pode ajudar o empreendedor 

Muito se fala nos exemplos bíblicos que edificam. O Livro Sagrado traz histórias ricas em significados que podem ser úteis a todos. Há heróis famosos pela força, como Sansão, ou importantes pela sapiência, como Salomão. Outros, ainda, pela liderança, como Moisés. Há também o exemplo típico da paciência: Jó. 

Quando se fala nele, essa é a qualidade que mais chama atenção em sua trajetória. A paciência de Jó é lendária. Porém, vamos ressaltar uma virtude dele que é muito importante para todo cristão que se preza e para os empresários que acreditam na Palavra: a integridade. 

Quem era Jó? 

Jó era um homem justo. Temia a Deus e toda a moralidade dele tinha reflexo em sua vida. Ele possuía uma família abençoada com grandes riquezas. Era tão íntegro, que Deus usou a vida dele como exemplo de bom testemunho diante de Satanás. Jó foi alvo de toda a calamidade conhecida por Deus e pelos homens. 

De repente, viu-se em uma situação muito difícil quando as perdas viraram rotina em sua vida. Primeiro, todos os bois e jumentos dele foram saqueados pelos sabeus, que ainda assassinaram os servos de Jó. Para piorar, os filhos dele morreram quando uma tempestade de vento derrubou a casa onde faziam um banquete. Por fim, Satanás atingiu Jó com fortes dores, da planta dos pés à cabeça. 

O que aconteceu? 

Qual a tendência nesse caso? Jó poderia revoltar-se contra Deus. Ficar de mal Dele era uma grande possibilidade, não é verdade? Jó poderia abandonar seus princípios, afinal, perdeu tudo, desde bens, passando pelos filhos e chegando até a saúde. Tudo foi arrancado dele sem sobreaviso. 

Até a esposa de Jó sugeriu que ele era um tolo por acreditar em Deus. No entanto, ele recusou-se a abrir mão de sua integridade. Mesmo desamparado pelos parentes, desonrado pelos servos e desfigurado pela doença, manteve-se íntegro e acreditando no Senhor. 

Lições da Verdade 

A esperança faz com que quem acredita em Deus, sob toda e qualquer circunstância, o faça de livre e espontânea vontade, sem a necessidade de troca. Os sofrimentos não se tornam motivo para afastar o justo de Deus, e sim para enchê-lo de esperança, pois, dias melhores hão de vir. O líder moderno pode passar por muitas provações, mas poucas delas serão tão devastadoras quanto as de Jó. Em certo sentido, tudo o que lhe restava era a integridade. E ele estava determinado a preservá-la. 

Os líderes de todas as idades deveriam perceber que se os cofres estão cheios ou vazios, a integridade é a medida da liderança. E isso faz muita diferença quando se tem um objetivo a ser alcançado. É um fator aglutinador em torno da meta. 

Jó teve mais problemas que qualquer executivo corporativo, no entanto, ateve-se à sua fé e visão. Deus honrou seu servo e ele foi restaurado na vida espiritual, material e familiar. A história dele pode ensinar muito ao empresário moderno sobre como manter a visão empreendedora apesar das adversidades a que todos estão sujeitos.

Comentários