VENÂNCIO AIRES - RS


Os primeiros registros de povoamento da região onde está Venâncio Aires se datam de 1762, com a compra de terras do posseiro Francisco Machado Fagundes da Silveira.

O município de Venâncio Aires começou com sua povoação a partir de 1800, com a chegada e fixação dos açorianos às margens do Rio Taquari e do Arroio Castelhano.

Dedicavam-se, primeiramente, à pecuária, à exploração de madeira e à produção de erva-mate. 

Em 1849 o município de Taquari se emancipara de Triunfo, levando consigo General Câmara (na época, Santo Amaro) e Venâncio Aires, nomeado Faxinal dos Tamancos.

Entre os anos de 1853 e 1856, os primeiros imigrantes alemães chegavam à região, dedicando-se à agricultura e localizando-se no vale do Arroio Sampaio. Santo Amaro conquistou autonomia de Taquari em 1881.

O Arroio Castelhano ganhava sua primeira ponte em 1878, sendo importante para o escoamento de produtos para a região. 

Através desta declaração, do então governador do Rio Grande do Sul Fernando Abbott, de 30 de abril de 1891, surgiu o município de Venâncio Aires, ainda que sua sede fosse uma vila.

O nome originou-se como homenagem ao jornalista Venâncio de Oliveira Aires, que foi do estado de São Paulo viver no Rio Grande do Sul. A vila elevou-se à cidade no dia 11 de maio de 1891.

Em 1913 começou-se o planejamento das ruas do centro da cidade, em linhas retas. 

Em 1920 a iluminação pública passou a ser com lâmpadas. Surgiram os primeiros telefones na cidade e a população atingia 17 mil habitantes.

Em 1924 a sociedade já possuía 48 grupos alemães em 1934, os negros entraram na comunidade venancio-airense.

Entre 1940 e 1960 o Porto de Mariante, na localidade de Mariante, transformou Venâncio em um centro comercial, impulsionando a economia.

Em 1968 alcançou a liderança na produção de fumo, com uma colheita de 7.400 toneladas. 

Na década de 1970 iniciou-se o processo de industrialização do município, com continuação na década de 1980, fazendo com que o município chegasse as primeiras posições no cenário econômico do Rio Grande do Sul nos anos 1990.

Em 2005, com a crise no agronegócio e prejuízos com a produção de erva-mate e fumo, foi feito o Seminário do Plano de Desenvolvimento Estratégico - Venâncio 2020, onde forma tracejados as próximas metas para desenvolvimento da cidade.

Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul, estando entre o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari, pertencendo ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e à Diocese de Santa Cruz do Sul. Atinge u ma altitude média de 210 metros ao nível do mar.

Encontra-se às margens da rodovia RSC-287 e distancia-se 130 quilômetros da capital estadual, Porto Alegre. 

Em 2007, possui uma população de 64.524 habitantes.Venâncio Aires ostenta o título de "Capital Nacional do Chimarrão".

Em comemoração a isso, a cidade sedia a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), uma das mais completas do Rio Grande do Sul.

Fonte: Wikipédia

Comentários