O QUE SIGNIFICA A SEXTA -FEIRA 13 PRA VOCÊ?

As superstições e crendices populares, como de que a sexta-feira 13 é um dia azar, são definidas pelo dicionário como crenças sem base na razão ou no conhecimento, que levam alguém a criar falsas obrigações, temer coisas inocentes, depositar confiança em algo absurdo, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associados.

São vários tipos de superstições, algumas delas até mesmo associadas a bichos de estimação.

E esses mitos vão sendo transmitidos de geração em geração.

É um modo de pensar que tende a ser incorporado no dia a dia das pessoas, sendo transformado em hábitos e comportamentos.

Acredita-se também que as crendices e superstições sejam, ainda, vestígios de um passado não tão remoto, no qual o ser humano tinha uma visão mágica do mundo, imaginando que diversos fatores sobrenaturais podiam interferir diretamente em seu cotidiano.

A ORIGEM DO MEDO DESSA DATA 

A sexta-feira 13 é vista por muitos como um sinal de má sorte.

Versões de estudiosos dão conta de histórias que teriam contribuído para que esse mito se espalhasse.

Uma delas é a associação deste dia da semana, em que o Senhor Jesus foi crucificado, com o 13, o número de membros da Santa Ceia (Ele e os 12 apóstolos), entre eles, Judas Iscariotes, o traidor.

Há quem diga, ainda, que Jesus provavelmente foi morto em uma sexta-feira 13, uma vez que no calendário hebraico a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan.

Lendas da Antiguidade também teriam alimentado o medo em torno dessa data, por conta da crença de que as bruxas andavam soltas às sextas-feiras, e que o 13, para elas, era um sinal de sorte, por ser esse o total de mudanças da lua durante o ano.

Superstições desse tipo, muitas vezes, atrapalham a vida das pessoas.

Não são poucos os que deixam de tomar certas atitudes em uma sexta-feira 13, ou mesmo os que evitam lugares em que tal numeral esteja presente, como em CEPs e números de residências e até andares de edifícios, por exemplo.

Comentários