DAVI NÃO MATOU GOLIAS! SERÁ?
Corre pela internet uma série de textos com a intenção de mostrar que a Bíblia contém erros e não é digna de confiança. Há inclusive postagens que questionam se Davi, quando era um simples pastor, matou mesmo Golias, o gigante filisteu. A história que conhecemos é a do franzino Davi matando o grande inimigo com uma pedrada certeira de sua funda, como vemos em 1 Samuel:
“Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.
Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.” 1 Samuel 17.49-51
No entanto, há quem diga que a Bíblia cai em contradição, pois repete a morte de Golias em outro trecho, em Samuel 2, que narra outras batalhas na época em que o rei Saul já havia morrido:
“Houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; e Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão. Houve ainda outra peleja; esta foi em Gate, onde estava um homem de grande estatura, que tinha em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes.
Quando ele injuriava a Israel, Jônatas, filho de Siméia, irmão de Davi, o feriu.” 2 Samuel 21.19-21
Por essa passagem bíblica, muitos questionam as Escrituras e dizem que a história de Davi é falsa – alguns “estudiosos” do assunto, inclusive, sugerem que o ex-pastor de ovelhas que se tornou rei teria roubado a autoria da façanha de outro guerreiro também de uma família de Belém, portanto seu conterrâneo, para se promover. Muitos já chegaram a duvidar que Davi tenha sido um personagem real, não passando de um herói fictício, criado pelos judeus para enaltecer a sua raça. Mas achados arqueológicos confirmam a existência do rei.
A Verdade
Quem questiona a Bíblia sobre a autoria da morte de Golias poderia ter feito uma pesquisa um pouco mais completa. As diferenças entre as duas passagens são bem visíveis em alguns pontos.
Um desses pontos é que, lendo os outros versículos antes e depois dos mostrados acima, vemos que são duas épocas diferentes: uma na juventude de Davi e outra quando ele já era um conceituado guerreiro. São batalhas diferentes, com os mesmos inimigos, os filisteus.
No segundo trecho, inclusive, os versículos anteriores a ele mostram que os filisteus empregavam guerreiros de grande porte, alguns com mais de 2 metros de altura, como Golias – não só pela enorme força física, mas como intimidação visual, algo bem comum nas guerras antigas. Outro trecho deixa isso bem claro:
“Isbi-Benobe descendia dos gigantes; o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos, e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, socorreu-o, feriu o filisteu e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.
Depois disto, houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era descendente dos gigantes.” 2 Samuel 21.16-18
Se procurarmos no Texto Massorético (a Bíblia hebraica, equivalente ao nosso Antigo Testamento), mais um esclarecimento vem à tona: os gigantes mortos por Davi e Elanã em batalhas distintas eram, obviamente, pessoas diferentes. O texto hebraico antigo e sua tradução grega falam que Elanã matou um certo Lami, irmão daquele Golias que Davi matou com uma funda.
Na Bíblia Almeida Revista e Atualizada, esse trecho é repetido em 1 Crônicas:
“Houve ainda outra guerra contra os filisteus; e Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão.” 1 Crônicas 20.5
Era bem comum nos tempos bíblicos que descendentes e parentes tivessem o mesmo nome, derivados de seus patriarcas (assim nasceram vários sobrenomes para diferenciar as pessoas de acordo com seu clã), por isso, os escritores podem ter usado “Golias” para dois membros da mesma família de Gate, capital dos filisteus. A despeito disso, o trecho de 1 Crônicas esclarece a questão.
Isso mostra àqueles que querem desacreditar a Bíblia como inspirada por Deus que não devem partir da primeira suspeita para falar mal das Escrituras. Em caso de dúvida, prosseguir com uma pesquisa mais detalhada pode esclarecer as coisas. Mesmo com essas tentativas, o exemplo de Davi vencendo um gigante (em nome de Deus, como a Bíblia deixa bem claro em 1 Samuel) permanece como exemplo de fé até os dias atuais – e pelos que ainda virão.
Comentários
Postar um comentário