A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO

Para Jesus, não há “muitos caminhos”, mas apenas dois: um que conduz a Deus e outro que leva para a perdição.

A Bíblia apresenta características da igreja verdadeira.

Esta é uma das perguntas mais importantes que um ser humano pode fazer para si e para Deus. Isso porque o ditado que diz: “todos os caminhos conduzem a Deus” é um engano para iludir as pessoas e fazê-las “adorar” a Deus “de qualquer jeito”, para que percam a salvação. Jesus disse que, não há “muitos caminhos”, mas apenas dois: um que conduz a Deus e outro que leva para a perdição: 

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13-14).

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12). 

Há, no meio “religioso”, falsos ensinadores dos quais temos de nos cuidar:

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15).

A Bíblia nos fornece as características da igreja verdadeira.

Ao escolhermos uma igreja para frequentar, precisamos levar em conta: 

1) Se tal igreja segue a Bíblia como única regra de fé e prática:

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gálatas 1:8 – ver Isaías 8:19, 20).

A igreja verdadeira não substitui as Escrituras Sagradas por outros supostos “evangelhos” ou pela “tradição da igreja” (Mateus 15:3, 9). Aceita a Bíblia como ela é, pratica todos os seus ensinos e aceita a todas as doutrinas bíblicas.

2) Se tal igreja possui o “testemunho de Jesus”. 

A descendência da mulher contra a qual Satanás estaria mais irado é aquele remanescente que “guarda os mandamentos de Deus” e “tem o testemunho de Jesus”, que é o “Espírito Santo” (Apocalipse 19:10,). Ter o “Espírito Santo” é ter o dom de Deus.

3) Se tal igreja guarda todos os mandamentos de Deus:

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”;“Aquele que guarda toda a lei e tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Apocalipse 12:17 e Tiago 2:10). 

Em profecia apocalíptica (que tem símbolos e se refere ao tempo do fim), “dragão” é um símbolo de Satanás (Apocalipse 12:9) e a “mulher pura” é um símbolo da igreja de Deus (2 Coríntios 11:2).

Paulo, falando aos coríntios, disse que estava preparando-os para apresentá-los à comunidade da igreja como uma “virgem pura” perante Deus. A mulher pura realmente é um símbolo apropriado para a igreja pura, que mantém intocáveis todos os ensinamentos de Jesus. Já, a mulher adúltera e impura de Apocalipse 17 simboliza a igreja apostatada, que traiu o seu esposo – Cristo – seguindo doutrinas erradas.

Vejamos outro verso que nos mostra a importância de uma igreja incentivar as pessoas a obedecer todos os mandamentos de Deus:

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

 Novamente, a Bíblia diz que os santos são aqueles que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”.

A guarda dos mandamentos, é uma das principais características da verdadeira igreja.

No Apocalipse, há um chamado para que adoremos a Deus:

“… Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7).

É muito importante que descubramos qual é a igreja que segue toda a Palavra, pois Jesus é claro em afirmar que não adianta alguém “dizer que é de Cristo se não faz a vontade de Deus”:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

Estejamos cientes de que operar milagres e realizar qualquer outro tipo de sinal (ou até professar o nome de Jesus) não é prova de que uma igreja é de Deus, pois Satanás e seus anjos maus têm poder para fazer tais coisas, inclusive através de líderes religiosos.

O que faz uma igreja ser verdadeira é fazer a vontade do Pai:

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46).

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” (João 15:10).

Comentários