REFORMA PROTESTANTE
Todos os anos no dia 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram um acontecimento muito especial na história do evangelho: a Reforma Protestante.
O que foi a Reforma Protestante?
Ela ganhou esse nome porque separou em “antes” e “depois” a maneira como a pessoas pensavam sobre a Bíblia. O responsável por liderar esse movimento foi Martinho Lutero (imagem acima), um estudioso da Bíblia que vivia na Alemanha, no século 16.
Ao meditar sobre trechos da bíblia do Novo Testamento, Lutero compreendeu algo importante ao ler o texto de (Romanos 1:17) o justo viverá pela fé.
Naquela época, a Igreja Católica dominava o pensamento das pessoas sobre a Bíblia.
Então, Lutero percebeu que havia ensinamentos católicos que não estavam de acordo com as Escrituras.
Só que as pessoas, em geral, não sabiam disso. Porque, a Bíblia era escrita em uma língua que poucos conheciam: o latim.
As 95 teses
Com o passar do tempo, Lutero não conseguiu mais se conter e por isso decidiu abrir os olhos das pessoas sobre a real mensagem da Bíblia.
Então, no dia 31 de outubro de 1517, ele pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, um documento que ficou conhecido como “95 teses”.
Nesse texto, ele mostrou para as pessoas da cidade algumas de suas observações sobre a Igreja Católica e a Bíblia.
Obviamente, Lutero começou a ser perseguido pela instituição.
A reforma ganhou força
Entretanto, o Espírito Santo levantou outras pessoas na época que deram força à essa reforma.
Por meio delas, por exemplo, a Bíblia passou a ser traduzida para diversos idiomas com o objetivo de que todos pudessem consultar a Palavra de Deus. O próprio Lutero, inclusive, traduziu as Escrituras para o alemão.
Como esclarece o Bispo Edir Macedo, no livro “O Espírito Santo”:
“Tempos depois, (Lutero) abandonou definitivamente a Igreja Católica para ensinar ao povo que a Salvação da alma vem pela fé, e não através de penitências pessoais. Daí nasceu o autêntico cristianismo no mundo, quando as pessoas deixaram de lado as obrigações religiosas para viver apenas pela fé naquilo que o Senhor Jesus realizou por aqueles que nEle creem”.
Comentários
Postar um comentário